Plano Verão de Búzios é debatido entre moradores e Governo Municipal
Por Ascom Búzios em 29/11/2013
Com o foco no ordenamento da cidade durante o verão, foi realizada, no dia 26, a segunda reunião que visa consolidar o Plano Verão 2013/2014 de Búzios. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretarias de Turismo e Ordem Pública, e contou com a Presença do Prefeito André Granado; do Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos; do Secretário de Ordem Pública, Geraldo Borges; do Secretário de Administração, Pedro Anderson; do Secretário Adjunto de Turismo, Anderson Akel; e dos representantes da Associação Comercial, do Fórum das Entidades Civis (FECAB), da Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e da Associação de Pousadas de Búzios (APB).

Um dos principais pontos destacados no encontro foi a consolidação de soluções para minimizar os transtornos no trânsito causados com o aumento populacional, na alta temporada. Os moradores do balneário questionaram a entrada dos ônibus de turismo no município, os locais de paradas dos ônibus intermunicipais e vans, o trabalho dos flanelinhas e, ainda, a necessidade de melhorias na sinalização.

José Márcio afirmou que um conjunto de medidas vêm sendo tomadas para garantir maior tranquilidade aos turistas e moradores neste período. "Sabemos que não vamos conseguir resolver todos os problemas do balneário em um ano, mas estamos trabalhando para que, ano após ano, todos notem as melhoras", disse o Secretário.

Para garantir uma melhoria no tráfego, foi sugerido pelos moradores que os ônibus de turismo estacionem antes do Pórtico, e que seja de responsabilidade dos meios de hospedagem o transporte dos passageiros, que ficarão hospedados nas pousadas.  Em caso de passar um dia no balneário, o guia de turismo indica os veículos permitidos para transportar o turista. Os moradores recomendaram, ainda, que as vans parem apenas no local indicado, para embarque e desembarque de passageiros.

O Prefeito acatou as sugestões dos moradores, para assegurar um trânsito mais tranquilo, e disse que a área pública, próxima às casas populares, no bairro São José, será estudada para se tornar o estacionamento dos ônibus. “Nossa gestão visa fomentar não apenas o Centro da cidade, mas também os bairros, que muitas vezes eram esquecidos. Neste sentido, levar os turistas para São José garante mais utilidade e visibilidade ao local”, afirmou ele.

Além disso, o Prefeito falou sobre a importância do Plano de Mobilidade Urbana, visto que hoje existem cerca de 15 mil carros emplacados no município. "Desde o início do ano, estamos debatendo o Plano, e ele já consta no orçamento de 2014", garantiu ele.

O Diretor da Associação Comercial, Armando Ehrenfreund, aproveitou o momento e elogiou a atuação da administração, de vir ao encontro dos anseios da população. "O atual Governo paga o preço do município vir, há 30 anos, crescendo sem ordenamento. Mas, pela primeira vez, estou vendo um Prefeito e Secretários ouvirem as sugestões dos moradores", parabenizou Armando.

Em relação à sinalização das ruas e flanelinhas, o Secretário de Ordem Pública, Geraldo Borges, disse que as principais vias do município receberão placas de sinalização e ganharão novas faixas de pedestres. Ele disse, ainda, que a Guarda Municipal vem trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para combater as irregularidades neste setor: "Nosso trabalho vem reduzindo o número de flanelinhas, mas vamos intensificar a fiscalização", afirmou o secretário.

Também de acordo com o Prefeito André Granado, o estacionamento licitado nas ruas é uma grande alternativa para coibir os flanelinhas de vez. “Vamos abrir um criterioso processo licitatório, para que seja cobrada uma taxa para estacionar no Centro da cidade, e assim não haverá mais espaço para esta prática ilegal”, garantiu André Granado.

De acordo com o Secretário de Turismo, José Márcio dos Santos, muitas ações estão sendo realizadas pelo Governo Municipal, que vem trabalhando em prol dos moradores e do turismo, força motriz da economia da cidade. Entre as ações desenvolvidas estão: ordenamento do turismo náutico e do city tour, revitalização do Píer do Centro, placas de sinalização turística e de trânsito, e capacitação da população por meio de cursos do Pronatec e ConheSer Búzios.