Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Secretaria de Meio Ambiente divulga laudo do INEA sobre mancha nas praias
RSS
Por Ascom Búzios em 16/05/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, informa o resultado do laudo conclusivo do INEA sobre a mancha que surgiu em três praias do município – Armação, Ossos e João Fernandes – na última terça-feira, dia 13. 

O documento foi liberado na manhã desta sexta-feira, dia 16 de maio, e constata que as machas são resultantes de uma floração da cianobactéria trichodesmium erythraeum, oriunda da plataforma continental, e que pode ter sido trazida para a costa devido à entrada da frente fria ocorrida no último sábado, dia 10 de maio.

Segundo o Gerente de Avaliação de Qualidade das Águas e Diretor de Gestão das Águas e do Território do INEA, Leonardo Daemon, a coloração não oferece o menor risco à saúde dos banhistas. “Não existe esta possibilidade”, disse ele. 

Entenda – Na manhã da última terça-feira, uma mancha de cor amarelada foi observada em três praias de Búzios. Imediatamente, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente vistoriou o local e informou ao INEA sobre o caso. No mesmo dia, um sobrevoo foi feito pelas praias da cidade e amostras da água forma recolhidas para análise. As praias não chegaram a ser interditadas pois a mancha foi dispersada para alto mar, ainda no dia 13, levada pela maré e pelo vento. A Prefeitura seguiu com a fiscalização intensa nos locais, realizando o monitoramento da qualidade da água.  

“É uma determinação do Prefeito Dr. André Granado a prioridade no monitoramento das praias de Búzios. Estamos firmes com este trabalho em todo o município”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Dantas. 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil