Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura promove encontro sobre Cadastro Único para quilombolas
RSS
Por Ascom Búzios em 26/11/2013
Está sendo realizado hoje, dia 28 de novembro, desde às 13h, um encontro sobre o Cadastro Único direcionado para as famílias quilombolas que vivem em Búzios. O evento, que buscará tirar dúvidas dos participantes e prestar esclarecimentos acerca do programa social do governo federal, será promovido no hotel Atlântico, localizado à Estrada da Usina, nº 294, Centro. A previsão de encerramento é às 16h30.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, o programa permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

Abaixo, segue a programação completa do encontro:

13h – Abertura, com apresentação dos membros da mesa: Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Claudia Carrilho; Subsecretária em exercício da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SSIPS/SEASDH), Lucia Modesto; Superintendente de Oportunidades, Gustavo Martins; Superintendente de Renda e Cidadania (SSIPS/SEASDH), Ana Vieira; Coordenadora Estadual do PBF/CADUNICO – SRC/SSIPS/SEASDH, Letícia Lima; Superintendente de Proteção Social Básica (SSASDG), Heloísa Mesquita; Superintendente de Promoção de Igualdade Racial (SEASDH), Marcelo Dias; Presidente do CEDINE – Conselho dos Direitos Negros, Ivonete de Mendonça; Representante do ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, Hermínia Castro; Representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Anselmo Gaio; e representantes de secretarias municipais e coordenadorias.

13h30 – Apresentação: “Cadastro Único para Programas Sociais – o primeiro passo para a inclusão na rede socioassistencial” (Ana Vieira)

14h – Discursos das representações das lideranças: agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e quilombolas

15h30 – Esclarecimentos das dúvidas e respostas às questões apresentadas do Cadastro Único

16h – Encaminhamentos

16h30 – Encerramento – Coffee Break. 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil