Búzios se destaca entre os municípios que mais investem na divulgação em feiras
Por Ascom Búzios / Secretaria de Turismo em 25/09/2013
Com o aquecimento da economia mundial nos últimos anos, verificou-se que o fluxo internacional de turistas vem crescendo significativamente. Turismo de lazer, negócios e eventos são os principais motivos que levam ao desenvolvimento da atividade turística, que desloca milhares de pessoas, todos os dias, para os mais diversos destinos internacionais.

No mundo, o turismo movimenta, em receitas cambiais, algo em torno de US$ 919 bilhões, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Sabendo da relevância do setor turístico nos dias atuais, o número de Feiras de Turismo, no Brasil e no mundo, tem sido alto e a presença institucional do Governo Municipal coloca o destino Búzios em evidência no concorrido mercado turístico.

Com um potencial turístico reconhecido mundialmente, o balneário já é um exemplo a ser seguido. Mesmo sendo um dos 65 destinos indutores, o governo municipal continua na busca por novos investidores, nas principais Feiras de Turismo, objetivando aquecer a economia local. Durante os eventos, é feito um trabalho de divulgação e capacitação do destino, diretamente com agentes de viagens, companhias aéreas, operadoras e imprensa especializada. Com isso, o município ganha visibilidade e fluxo turístico, especialmente em época de baixa temporada.

“A participação do balneário nestes eventos garante resultados eficientes para que as cidades continuem na conquista de sua fatia de mercado e de novos negócios nacionais e internacionais. Apresentamos toda diversidade e potencial turístico de Búzios aos profissionais participantes. Fazemos reuniões diretas com os agentes e operadores de viagens. Sempre nos preocupamos com o melhor que o balneário tem a oferecer”, explicou o Secretário de Turismo, José Marcio dos Santos.

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Búzios esteve presente em inúmeras feiras, dentre as quais Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal; Feira Internacional de Negócios de Turismo (ITP), em Berlim, na Alemanha; no Centro-Oeste Tur, em Goiânia;  Aviestur 2013, em Holambra, interior de São Paulo; Bolsa de Negócios Turísticos (BNT) MERCOSUL, em Santa Catariana;  8ª Euroal, em Torremolinos, na Espanha; Workshop de Turismo ‘Destino Búzios’, em Santiago do Chile; além de feiras em Porto Alegre e Belo Horizonte, através do projeto O Rio é de Vocês, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Já no segundo semestre, o Governo Municipal continuou os trabalhos para promover o balneário, participando da AVIRRP (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região), em Ribeirão Preto; Centro Oeste Tur, em Brasília e da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, na Argentina.

Algumas das conquistas recentes em rodadas de negócios dos eventos foram a disponibilização da companhia aérea Aerolíneas Argentina para que haja voos Buenos Aires-Cabo Frio, e um acordo firmado com a Embaixada Argentina, para que haja uma troca turística entre Búzios e a Patagônia. Desta forma, Búzios ganharia um estande na Patagônia para promover o balneário e a cidade argentina divulgaria seus atrativos em Búzios.

“Búzios é uma cidade turística, em que a economia do município gera em torno do turismo, por isto, cada vez mais buscamos estimular o crescimento desta indústria, seja com a realização de eventos de qualidade, seja com a participação nas feiras nacionais e internacionais”, finalizou o Secretário.