Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Saúde Municipal supera metas de atendimentos em todo o município
RSS
Por Ascom Búzios em 19/09/2013
A população de Búzios tem vivenciado uma nova fase na saúde municipal. Em nove meses, tendo à frente uma nova gestão municipal, diversas mudanças, dentre as quais reformas de postos, implantação de ações inéditas e conquistas de parcerias para aquisição de serviços e equipamentos, vêm contribuindo para melhorar e ampliar o atendimento nos postos de saúde, no hospital e na policlínica municipal.

Estatísticas dos primeiros seis meses do ano mostram o crescimento na procura pelos serviços nos postos, principalmente nos atendimentos básicos, que passaram a ser realizados, desde o início do ano, com mais agilidade e qualidade. De janeiro a julho de 2013, serviços como urgência, atendimento diabético, terapia de reidratação oral, acompanhamento SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), curativos e injeções já ultrapassaram a média anual de 2012. Levando-se em conta a média semestral de todos os procedimentos, a expectativa é que os atendimentos dobrem, em relação a 2012, para consultas médicas, pré-natal, preventivo, exame de patologia clínica, ultrassonografia obstetrícia, atendimento de enfermagem e visitas domiciliares.

As Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) – anteriormente denominadas Postos de Saúde da Família (PSF) – estão, atualmente, distribuídas pelos bairros da Rasa, Vila Verde, Cruzeiro, São José, Cem Braças, Brava, Baía Formosa, José Gonçalves e Capão, equivalendo à cobertura de 70% da população. Ao todo, o sistema já compreende nove prédios e 12 equipes que dão suporte a diversas especialidades, contabilizando, atualmente, uma média de 3,5 mil atendimentos por mês.

Para atender a demanda crescente, os postos passaram a ter uma flexibilidade de horário para atendimentos de saúde do homem que, devido à carga de trabalho, não conseguiam ser atendidos nas unidades até às 17h. Com a criação do chamado “Dia do Homem”, alguns postos começaram a ter atendimento exclusivo de 17h às 20h30, facilitando o atendimento ao público masculino.

Desde o início de janeiro, o município de Armação dos Búzios também ganhou um novo serviço de odontologia, com mais especialidades e uma equipe estruturada para atender a população em todos os bairros. Com dez cirurgiões dentistas e quatro cirurgiões maxilofaciais – além de 13 auxiliares de saúde bucal (ASB) – o setor vem disponibilizando profissionais em todos os Módulos de Saúde da Família, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé e na Policlínica. Há cerca de um mês, Baía Formosa teve o posto de saúde totalmente reformado, passando a ter, ainda, consultório odontológico, com equipamentos modernos de raio x, ultrassom, aparelho de fotopolimerizador e caneta de alta rotação.

A unidade era a única no município que ainda não possuía atendimento de odontologia e, agora, passa a atender os moradores daquela localidade com todo o serviço básico da especialidade. Com isso, o consultório de Baía Formosa tornou-se o décimo primeiro implantado no município. Desde o início do ano, a Prefeitura vem promovendo mudanças no serviço de odontologia municipal e, atualmente, a população conta com dez consultórios nos PSFs, no Hospital Municipal e na Policlínica.

A fim de proporcionar mais tranqüilidade e bem-estar à população, gerando mais conforto e cuidados próximos à família, a Prefeitura reformulou o Programa de Atenção Domiciliar (PAD), que oferece atendimento exclusivo por uma equipe multidisciplinar aos pacientes impossibilitados de saírem de casa. Os pacientes são atendidos por uma equipe composta por enfermeira, técnico de enfermagem, médico, fisioterapeuta e psicólogos que, além de prestarem assistência ao paciente, orientam os cuidadores e familiares sobre os cuidados básicos com os assistidos. O programa vem demonstrando resultados positivos e crescente interesse da população: com uma média de 18 atendimentos por semana, já possui 112 pessoas cadastradas, sendo a maioria composta por idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Anunciada recentemente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) começa a ser construída na no bairro Vila Verde. Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura, a unidade abrangerá três localidades – Vila Verde, Boa Vista e Cruzeiro – com atendimentos básicos e gratuitos em diversas especialidades médicas, tais como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais e fornecimento de medicação básica. A meta principal da UBS será servir como suporte ao trabalho desenvolvido nos PSFs, melhorando a qualidade nos atendimentos e absorvendo em até 80% os problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Além da construção da unidade, toda o entorno da área, em Vila Verde, está sendo contemplado com serviços de pavimentação, asfaltamento e construção de calçadas e meio-fio. Ao todo, a nova unidade comportará equipes capacitadas para atendimentos em Posto de Saúde da Família e equipes odontológicas.



Hospital Municipal ganhou novos equipamentos de alta complexidade

No Hospital Municipal Rodolpho Perissé, os últimos meses foram de reforma da unidade, implantação de novos serviços e aquisição de equipamentos e ambulâncias. Depois da reforma no início do ano para consertos das unidades que apresentavam desde janelas e portas quebradas a falta de equipes, outra mudança implantada no hospital foi a sinalização interna, que cria um fluxo de referência para doentes e médicos, orientando de forma dinâmica os espaços referentes a cada etapa do tratamento. Na porta de entrada, o paciente segue a seguinte rotina: acolhimento, classificação de risco, histórico do paciente e anamnese, e atendimento médico. A medida tornou-se fundamental durante o aumento dos casos de dengue no município.

Há três semanas, a unidade recebeu novos equipamentos para atendimento de alta complexidade, leitos e material de mobília, que estão sendo distribuídos por vários setores da unidade de saúde. Atendendo a uma prioridade do Prefeito André Granado, os equipamentos hospitalares foram adquiridos em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A conquista também aconteceu mediante apresentação de relatório positivo demonstrando a capacidade de grande quantidade de atendimentos realizados no hospital, nos últimos meses. 

Ao todo, o hospital municipal ganhou leitos hospitalares pediátricos, monitores cardíacos, carrinhos de anestesia, respiradores mecânicos para pacientes graves, oxímetros de pulso, mesas cadeiras e poltronas para hidratação, e, ainda, leitos eletrônicos (sob comando de controles remotos) que substituirão os antigos, com uso manual.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil