Búzios terá Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado, dia 21
Por Ascom Búzios em 20/09/2013
Neste sábado, dia 21 de setembro, a Prefeitura de Búzios promove, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A imunização será oferecida em 17 pontos do município, incluindo postos de saúde e escolas municipais, das 8h às 17h.

A meta da Secretaria é vacinar 4.567 animais, sendo o público-alvo cães e gatos a partir de quatro meses de idade. As fêmeas gestantes também podem ser vacinadas, desde que sejam evitadas as situações de estresse nos locais de vacinação.

Doença infecciosa aguda que acomete o sistema nervoso central, a raiva é transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contra-indicação.

Os locais de vacinação são: Praça Santos Dumont (Centro); Escola Estadual João de Oliveira Botas (Armação); Escola Municipal Emígdio Coutinho (Ferradura); Policlínica Municipal (Manguinhos); Escola Municipal Antonio Alípio da Silva (Geribá); Escola Municipal Nicomedes Vieira (Manguinhos); Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas (Manguinhos); Escola Municipal Professor Manoel Juvenal (Cem Braças); Posto de Saúde da Família Custódio Alves (Capão); PSF da Brava (Brava); PSF de São José (São José); PSF de José Gonçalves (José Gonçalves); Escola Municipal Lydia Sherman (Baía Formosa); Escola Municipal João José de Carvalho (Rasa); PSF de Vila Verde (Vila Verde); PSF do Cruzeiro (Cruzeiro) e Unidade de Apoio de Baía Formosa (Baía Formosa).

Outras informações sobre a campanha de vacinação pelos telefones da Secretaria Municipal de Saúde: (22) 2623-8256 e 2623-5138.