Evento alerta para o Combate à Exploração Sexual de Crianças
Por Ascom em 20/05/2015

Frente ao grande desafio de combater a exploração sexual de crianças, a Prefeitura de Búzios preparou um dia de atividades para a data nacional de combate a este crime, estipulada em 18 de maio.

Lotando o espaço do Abrigo Institucional Lar Feliz, crianças e jovens participaram com alegria, da adesão do município à campanha “Faça Bonito” de Combate à Exploração Sexual.

Acompanhados de seus familiares, os jovens assistiram a uma palestra e exibição de um vídeo sobre o tema. O evento também contou com apresentação da banda formada por crianças do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que emocionou a todos. Ponto máximo da campanha foi o desfile infantil intitulado “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, com roupas confeccionadas por jovens do CRAS com materiais recicláveis, como filtro de café, latas de alumínio, garrafas Pet, caixas de leite etc.

A campanha acontece também nas escolas públicas. Um vídeo sobre o tema é exibido nas salas de aula pelos profissionais do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social).

A proposta do dia 18 de maio, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Muitas crianças são abusadas pelos próprios familiares; pais, tios, avós, e grande parte das crianças abrigadas em todo país, geralmente têm esse perfil de abuso e exploração sexual, o que torna esta campanha fundamental.