Dia Nacional do Idoso será comemorado com Baile dos Anos Dourados em Búzios
Por Ascom Búzios em 30/09/2013
A Prefeitura de Búzios realizará nesta terça-feira, dia 1º de outubro, um baile para a Melhor Idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no mesmo dia. O evento está marcado para começar às 20h e será realizado na boate Privilége, no centro de Búzios. Com a participação da Banda Sonnart, tocando o melhor dos anos dourados, a festa é aberta a todas as pessoas com mais de 60 anos de idade. Para retirar o convite – disponível na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, das 8h às 17h – basta apresentar um documento de identidade.

O baile será o encerramento das celebrações em homenagem ao idoso que começaram na última sexta-feira, dia 27, com a inauguração de uma academia de ginástica do programa Terceira Idade Saudável, na Praça São José. Búzios foi o segundo município, no interior do Estado do Rio de Janeiro, a ser contemplado com a academia ao ar livre desenvolvida especialmente para a Melhor Idade. O primeiro município contemplado foi Saquarema. A cerimônia de inauguração, no dia 27, contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do Presidente da ALERJ, Paulo Melo, e do Prefeito de Búzios, André Granado, dentre outras autoridades estaduais e da Região dos Lagos.

Com equipamentos de musculação, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica, o espaço oferece suporte técnico de profissionais habilitados para garantir a execução correta dos exercícios. Além de profissionais de Educação Física, a unidade conta com apoio de um fisioterapeuta, um técnico de enfermagem, um nutricionista e um assistente, que, além de auxiliar o desempenho físico dos frequentadores, têm a missão de estimular a ressocialização e o convívio dos idosos. A academia funciona em dois horários: das 7h às 10h e das 16h às 19h.

Também em outubro, a população idosa de Búzios ganhará o Centro de Convivência do Idoso que objetiva se tornar mais um espaço de lazer e desenvolvimento de atividades sócio-educativas, com instalações adequadas e programação exclusiva para a terceira idade. O centro abrigará até 500 idosos, atendendo quase o dobro do número de idosos cadastrados, hoje, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do município.

De acordo com a Secretária Claudia Carrilho, o espaço contará com inúmeras oficinas e atividades esportivas para a elevação da qualidade de vida da terceira idade dos buzianos:

“Este centro é uma prioridade do Prefeito André Granado, pois os idosos nunca tiveram uma atenção devida em nossa cidade. Eles, hoje, fazem hidroginástica na APAE, de forma improvisada. Fomos, então, conhecer outros modelos de Centro de Convivência e a  ideia é oferecer um espaço que trabalhe o corpo e a mente, com atividades como hidroginástica, arteterapia, aulas de dança, informática, aulas de ginástica, alongamento. Também vamos oferecer passeios mensais e palestras motivacionais, já que vemos muito idosos, hoje, deprimidos, sentindo-se solitários e que precisam de apoio para ver a vida, novamente, com alegria e otimismo”, disse a Secretária.

Serviço – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda está localizada Travessa dos Pescadores, nº 111, Centro. O telefone para contato é: (22) 2623-6497.