Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios inicia entrega de livros do Programa Magia de Ler
RSS
Por Ascom Búzios em 17/04/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, na tarde de ontem, a distribuição dos livros do programa “Magia de Ler”. O Projeto, que é uma ação da Editora Melhoramentos, foi trazido para Búzios por uma iniciativa do Prefeito Dr. André Granado, que acredita na importância de incentivar a leitura entre crianças. Nesta quarta-feira, dia 16, o Prefeito fez a entrega dos livros na Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira, em Vila Verde, onde foi recepcionado por professores e alunos do 3º, 4º e 5º Anos. 

“Espero que este material seja um meio de vocês ganharem ainda mais conhecimento e que se divirtam, lendo muitas histórias boas da nossa literatura brasileira”, afirmou o Prefeito. 

O Programa oferece aos educadores participantes suporte técnico de natureza pedagógico-didática em relação a situações objetivas de ensino por meio da aprendizagem da leitura de textos escritos. Desta forma, o Programa “Magia de Ler” revela-se, de forma ainda mais contundente, como uma ferramenta de apoio aos gestores que desejam instituir, em suas redes de ensino, ações efetivas e duradouras relacionadas à formação de leitores.

Em Búzios, o projeto inicia com a distribuição de aproximadamente 10 mil livros paradidáticos para alunos do 3º ao 5º anos do ensino fundamental. Além de 20 exemplares para cada turma da rede, cada estudante recebe uma maleta contendo cinco títulos diferentes. Alunos de uma mesma turma receberão títulos semelhantes, para que os possam interagir a respeito dos livros e para que professores possam desenvolver atividades e acompanhar o desenvolvimento de leitura desses alunos.

Além dos estudantes, os professores, a equipe técnica (coordenadores, supervisores e orientadores) e a equipe diretiva (diretores gerais e adjuntos) das escolas também ganharão estes livros, de forma que toda a equipe escolar acompanhe o desenvolvimento da leitura e participe junto do projeto.

Com o objetivo que o projeto seja desenvolvido de forma plena, a Secretaria de Educação convidou um representante da editora Melhoramentos para ministrar para os professores da rede uma ação de formação, que é organizada no formato de cursos, oficinas de vivência e palestras, e orientada para a instrumentalização técnica dos educadores participantes em torno do conteúdo do Programa. 

Para a Coordenadora de área do Projeto Magia de Ler, Cássia Quintanilha, “Este programa é muito importante para a rede, pois abre um gancho para que os alunos se interessem cada vez mais pela leitura. Após o inicio do projeto, até mesmo os professores têm lido mais, pois têm acesso a esses livros. Entendemos que o alcance destes livros vai além dos alunos em sala de aula, chegando aos pais que lêem junto com seus filhos”, disse ela. 

Após todas as escolas receberem os livros, a Prefeitura realizará um evento de abertura do programa, onde professores e as equipes técnicas e diretivas da Educação assistirão a mini cursos, contações de histórias, além de outras atividades.

A entrega dos livros será de acordo com o calendário formulado pela Coordenadoria do Projeto:

24/04 - E. M. Ver. Emígdio Gonçalves Coutinho, às 14h
25/04 - E. M. Antonio Alípio da Silva, às 14h
28-04 - E. E. M. Eulina da Assis Marques, às 14h
29/04 - E. Municipal José Pereira Neves Júnior, às 14h
30/04 - E. M. Professor Manoel Antonio da Costa, às 14h
30/04 - E. M. João José de Carvalho, às 15h
05/05 - E. M. M. José Bento Ribeiro Dantas, às 14h
06/05 - E. M. Profª. Eliete Mureb Araújo Goes, às 14h
07/05 - E. M. Profª. Lydia Sherman, às 14h


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil