Búzios fica em 1° lugar no Estado com o SAERJ
Por Ascom Búzios em 09/07/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, aderiu, desde o início de 2013, ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), que avalia o desempenho de alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A primeira avaliação de 2014 foi realizada no início do ano letivo e alunos dos 5° anos da rede pública obtiveram um excelente resultado, alcançando 66,5 de média e ficando assim em primeiro lugar entre os 70 municípios do Estado do Rio de Janeiro que participaram da avaliação de Língua Portuguesa. Já em Matemática, a cidade ficou em 19º lugar, com 59,2 de média.

Segundo a Secretária de Educação, Deisemar Gonçalves, este foi o resultado de um trabalho que começou em 2013, com a inserção do reforço escolar para alunos da rede municipal, inclusive durante o período de recesso escolar. Também vêm sendo realizadas diversas intervenções pedagógicas, como, por exemplo, o Pré-Requisito de Matemática, que colocou professores com graduação em Matemática dentro das salas de aula, trabalhando junto aos professores regentes das unidades escolares nas turmas de 5º e 9 ano, além de cursos de formação continuada com o tema “Descritores” voltado para professores de Língua Portuguesa e Matemática dos 5º ao 9º anos da rede, entre outras ações do governo municipal.

“Agora, o objetivo do Governo Municipal é fazer com que os nonos anos também alcancem as metas estabelecidas pela pasta. Para isso, está sendo realizado um trabalho específico de intervenção pedagógica e intensificação do reforço escolar”, explicou ela.

SAERJ - O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação envolve as turmas do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 4º ano do Ensino Normal e pelos concluintes do Programa Autonomia.

Instituído pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, o programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala como o SAERJ apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.