Obra do Mercado do Artesão será retomada na próxima semana
Por Ascom em 18/03/2015

Um projeto arquitetônico de valor inestimável, assim é possível definir o Mercado Municipal do Artesão, na Estrada da Usina, em Búzios. Esse foi o último projeto, idealizado no ano de 2001, do arquiteto Zanine Caldas, mais conhecido como o ‘Mestre da Madeira’, uma influência no mundo arquitetônico.

Contudo, sua obra, que foi iniciada no mesmo ano, nunca foi concluída. Paralisada por muito tempo por falta de iniciativa de administrações passadas, a obra recomeçou em 2013, no atual governo. Porém, nesse período, técnicos da prefeitura avaliaram e constataram que as madeiras das colunas e vigas estavam podres devido ao abandono. Este madeiramento havia ficado longos 12 anos exposto ao sol e chuva, sem nenhuma proteção, o que ocasionou bolores e parte da estrutura estava infestada de cupim.

Para dar continuidade à obra, foi preciso investir recursos da Prefeitura de Búzios. Foram encomendadas madeiras especiais de 25 cm x 25 cm, idealizadas somente para esse projeto do Zanine. Adquiridas no Pará, pois não é possível encontrá-las na região, essas madeiras chegaram nesta terça-feira, dia 17, ao local da construção. Somente as madeiras que compõem o telhado serão mantidas, pois não estão comprometidas, já que foram trocadas no governo atual.

A Prefeitura de Búzios retomará na próxima semana a troca das madeiras, que ocupam mais de 500 m² de área construída. A mudança das estruturas danificadas deve demorar cerca de três meses, e serão necessários outros seis meses para a conclusão de toda a obra do Mercado do Artesão. Esse é o tempo estimado para concluir o processo de madeiramento, a colocação do blindex e o sistema de ventilação, além da iluminação direta elaborada especialmente para o projeto, e a implantação de paisagismo na área externa do prédio.

Esse projeto, que tem investimento do Governo Federal e da Prefeitura de Búzios, tem como objetivo ser um espaço destinado à arte local. Um espaço onde artesãos poderão expor os seus trabalhos e ensinar suas técnicas, com aulas aos futuros artistas buzianos.

?