Búzios realiza o I Seminário de Educação Infantil
Por Ascom Búzios em 09/07/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, realizará na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, às 13h, o I Seminário de Educação Infantil. O evento acontecerá no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (Cepede) e tem como objetivo informar e nortear a construção da Proposta Pedagógica de Educação Infantil no município, tendo como público-alvo diretores, orientadores, supervisores e professores da educação infantil municipal.

A proposta pedagógica será norteada através dos seguintes princípios: a criança na proposta pedagógica da educação infantil, a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, múltiplas linguagens de meninos e meninas e a educação infantil e o currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) faz referência explícita à Proposta Pedagógica, especialmente no artigo 13, e realça o valor da participação dos profissionais da educação na elaboração deste documento, bem como na organização e cumprimento do plano de trabalho de acordo com os princípios estabelecidos por ele. É, também, indispensável destacar a importância da Resolução nº 5 de 2009 e os Indicadores Municipais de Qualidade para a Educação Infantil, documento também construído em 2012, cujo conteúdo contribuiu para as discussões e construção dos textos desta Proposta, pois se trata de um documento de referência para todas as unidades municipais de ensino no que diz respeito à qualidade pretendida no trabalho pedagógico.

“Com este seminário, a Secretaria de Educação busca não somente o cumprimento das diretrizes, mas reconhecer a importância da Educação Infantil, proporcionando este momento de estudo e discussões para a construção de um documento norteador das ações que serão desenvolvidas nesta etapa de ensino”, afirmou a Secretária de Educação, Deisemar Gonçalves.

O Cepede fica localizado à Avenida dos Desportistas, quadra 7, lote 4, no bairro São José. Outras informações pelo telefone da Secretaria de Educação: (22) 2623-4393.