Reunião do setor turístico debate Plano Verão 2013/2014
Por Ascom Búzios em 22/11/2013
Com a proximidade da alta temporada de turistas em Búzios, a Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Turismo e Ordem Pública, promoveu nesta quinta-feira, dia 21, uma reunião com representantes da Associação Comercial, Fórum das Entidades Civis (FECAB), Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e Associação de Pousadas de Búzios (APB), visando consolidar o Plano Verão 2013/2014.

O encontro teve como foco ações para ordenar o município, a fim de melhor atender o turista e o morador, durante o verão, e debater as reivindicações apresentadas pelos representantes do FECAB.

Um dos temas da pauta foi a entrada dos ônibus de turismo no balneário. O Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, explicou que os ônibus, quando chegam à cidade, devem ter parada obrigatória no Pórtico. Ali preenchem um formulário, em que é informado se os passageiros irão se hospedar ou apenas passar o dia na cidade. Caso fiquem apenas por um dia, é necessária a presença de um guia de turismo regional para acompanhá-los. Assim, recebem uma autorização, que deve ser colada no vidro.

"Nós trabalhamos em cima do Decreto número 009 de 2001, e os ônibus que cumprem com nossas exigências recebem a autorização para estacionar o ônibus no local indicado", frisou José Márcio.

O Secretário Adjunto de Turismo, Anderson Akel, afirmou que o relatório feito pela Secretaria de Turismo mostra um retorno positivo para os hoteleiros, já que, na maioria das vezes, os ônibus são de passageiros que irão fixar nos meios de hospedagem do município:

"A pesquisa mostrou que muitos turistas que vêm de ônibus já têm reservas em pousadas e hotéis. Além disso, muitas vezes, chegam ao balneário para participar de congressos e convenções, constituindo um turismo de negócios", explicou ele.

Já o Coordenador de Trânsito e Transporte, Flávio Gomes, lembrou que, de acordo com a atual legislação, os ônibus só podem circular na via principal.
"Fazemos a fiscalização, através dos veículos da Guarda Municipal e da Fiscalização, mas ainda temos um efetivo reduzido, o que dificulta nossa atuação. Por isso, é fundamental que a população nos ajude na fiscalização. Ao avistar um ônibus parado em lugar irregular, basta ligar para 199 e acionar a Guarda Municipal", afirmou ele.

Flávio disse, ainda, que algumas faixas de pedestres receberão pintura nova e haverá novas placas de sinalização nas vias. Ele relatou que o balneário sofre com um grande número de furtos de placas, o que prejudica a sinalização do município.

Outro ponto discutido foi o ordenamento das praias e ruas e, segundo o Coordenador de Postura, João Carlos Souza dos Anjos, a fiscalização está intensificada. De acordo com o coordenador, os quiosques podem utilizar 50 m² nas praias e apenas 20 módulos de cadeiras e mesas. Também o número de ambulantes foi reduzido de mil para 400, visto que é necessário comprovar residência no município, dentre outros requisitos.

"Quem não cumpre as regras, na primeira abordagem recebe uma advertência. Quando retornamos, se a infração continuar, recolhemos as cadeiras e o responsável terá que pagar uma multa no valor de R$ 600, além do valor da diária dos módulos ", afirmou Dom.

O Secretário José Márcio finalizou o encontro falando da importância desta integração entre as secretarias e representantes dos moradores e empresas privadas, tanto no ordenamento da cidade como para dar transparência às ações da atual gestão.

"Estamos realizando constantes reuniões para resolvermos os problemas a curto, médio e longo prazo. São situações que, há anos, assombram o balneário no período do verão. Somos um município que depende do turismo, por isso precisamos encontrar soluções para ordenar nossa cidade", encerrou José Márcio.