Taxistas aprovam lançamento do kit “Taxista Empreendedor”
Por Ascom Búzios em 02/12/2013
Dezenas de taxistas compareceram na última sexta-feira, dia 29, na Praça Santos Dumont (Centro), à palestra “Taxista e o Turismo: um bom negócio para todos”, ministrada por Osvaldo Ramalho do SEBRAE. A palestra, que foi promovida pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, faz parte do programa “Taxista Empreendedor”, que visa conscientizar a importância do taxista no turismo.

Comparecerem ao lançamento do kit o Prefeito André Granado; o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos; o Secretário Adjunto de Turismo, Anderson Akel; a Coordenadora Regional do Sebrae Cabo Frio, Ana Claudia Melo Vieira, e o Analista Regional do Sebrae Cabo Frio, Ronald da Silva Silveira, dentre outras autoridades municipais.
Durante a palestra, Oswaldo falou sobre a importância do taxista nas cidades turísticas, sendo este, muitas vezes, a porta de entrada do visitante na cidade.

“Em muitas ocasiões, o motorista é a primeira pessoa que o turista procura para buscar informação, além de ser um termômetro da cidade: se o taxista reclama de tudo, o passageiro se pergunta 'o que eu estou fazendo aqui?', e todo mundo perde com isso”, explicou ele.

O ministrante falou, ainda, sobre a necessidade de fazer a diferença para fidelizar o cliente. "Dizer um bom dia, boa tarde, boa noite é interagir cordialmente com o passageiro, ninguém se dispõe a sair de casa e ser mal atendido, mas sim tratado com respeito", afirmou.

Segundo o palestrante, o número de viagens aumentou e, além de viajar mais, a população está gastando mais. Para ele, o grande desafio das cidades turísticas, atualmente, é aumentar o tempo de permanência do visitante, a taxa de retorno e o gasto deste turista no município. No final da palestra, os taxistas receberam um kit com material didático para estudarem nas horas vagas. O objetivo é eles aprenderem como controlar as finanças, calcular as receitas e os gastos como impostos, seguros, manutenção do veículo e combustível.

Para o taxista Ademilson Oliveira, que acaba de terminar um curso de inglês também oferecido pelo Governo Municipal, a oportunidade de capacitação representa mais investimento na qualidade do trabalho. "Vou aproveitar 100% a palestra e quero muito terminar o curso e melhorar minha 'empresa'", garantiu ele.

Segundo Almir de Souza, que dirige táxi há 10 anos, a palestra chamou bastante atenção, e o kit está muito interessante. "Tudo o que foi dito serve para todos nós. Algumas situações mais para uns, outras mais para outros, mas vou aplicar as lições no dia-a-dia", assegurou o taxista.

Já Valdilei Ramos parabenizou a iniciativa do Governo em levar capacitação para o setor. “Nunca havia sido feito nada para melhorar nossa classe, e esta ação da Secretaria de Turismo, junto com o SEBRAE, acredito que vai mudar o comportamento de todos nós”, afirmou, empolgado, Valdilei.