Município ganha motoniveladora doada pelo Governo Federal
Por Ascom Búzios em 20/05/2014
A Prefeitura de Búzios, representada pelo Secretário Adjunto de Governo, Robson Motta, recebeu, na tarde de ontem, do Governo Federal, uma motoniveladora que será utilizada para melhorar as condições das estradas. Entregues diretamente pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, as máquinas são o cumprimento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos) destinado ao estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes também o Coordenador Nacional das Delegacias Federais do MDA, Milton Rezende, o Delegado do MDA no Rio de Janeiro, José Otávio Câmara Fernandes, o Superintende do Incra/RJ, Gustavo de Noronha, e a representante da direção nacional do MST, Ângela Carvalho, entre outras autoridades.

A cerimônia aconteceu no Campus Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade, onde as chaves de 25 motoniveladoras foram entregues a 25 representantes de Prefeituras do estado.

Segundo o Ministro, as máquinas foram produzidas no país e doadas, sem custo, pelo governo aos municípios, sendo imprescindíveis para a realização da terraplanagem de estradas, a fim de facilitar o escoamento da produção gerada pela agricultura familiar. Os recursos investidos pelo Governo Federal, com recursos do MDA, para aquisição das motoniveladoras, totalizaram R$ 10,3 milhões.

Todas as cidades do Rio de Janeiro, compostas por até 50 mil habitantes, receberam um kit com uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Com a entrega deste último lote, os 55 municípios do Rio de Janeiro selecionados receberam, ao todo, 165 equipamentos do PAC2, sendo 55 retroescavadeiras, 55 motoniveladoras e 55 caminhões-caçamba, totalizando um investimento de R$ 44,6 milhões do Governo Federal, via MDA. Essas 165 máquinas vão beneficiar uma população rural de 250 mil pessoas, sendo que, deste total, 24,1 mil são agricultores familiares.