Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Empresários buzianos geram a oportunidade do primeiro emprego
RSS
Por Ascom em 03/07/2015

Estimulados pela secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, empresários da cidade despertam para os benefícios de se participar do Programa Jovem Aprendiz, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a oportunidade do primeiro emprego a jovens entre 14 e 24 anos de idade.

Reunidos no último dia 29, na sede da secretaria, empresários buzianos ouviram interessados as palestras ministradas pelos representantes do Ministério do Trabalho e do Senac, abordando detalhes deste tipo de contratação. Regida pela Lei 10.097/2000, a contratação do Jovem Aprendiz é obrigatória para todas as empresas. Somente estão isentas as registradas como micro e de pequeno porte.

Trabalhando de 6h a 8h por dia, o jovem deve estar cursando o Ensino Médio, ou ter o diploma de conclusão. Ele recebe um salário mínimo ou o equivalente ao piso salarial do estado para a categoria. O prazo máximo de contrato é de 2 anos, período em que o jovem deve estar inserido em programa de aprendizagem, ou seja, um curso de formação profissional oferecido pela empresa através de uma entidade qualificadora, como o Senac, Senai, Senar, Senat e Sescoop, além de escolas técnicas e entidades registradas no CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Satisfeita com o interesse demonstrado pelos empresários, a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Carrilho, destaca a importância desta oportunidade que está sendo gerada para os jovens buzianos.

- Os benefícios não são apenas para o jovem contratado, mas para todos os empresários participantes, pois eles terão a oportunidade de formar a mão de obra adequada ao serviço que oferecem, moldando o jovem para atuar plenamente. Findos os dois anos do curso, o Jovem Aprendiz pode ser contratado normalmente pela empresa – completa Cláudia.

A secretária anuncia que serão abertas neste primeiro momento, 20 vagas para empregos na área de Administração, com curso oferecido pelo Senac. Empresários também solicitaram a abertura de cursos de jardineiro, piscineiro, eletricista e hidráulico.

Interessados em aderir ao Programa Jovem Aprendiz Buziano devem procurar a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil