Alunos destaque da rede municipal recebem tablets em evento da Educação Transparente
Por Ascom em 02/07/2015

Com o Cine Teatro Rasa lotado de profissionais da Educação, pais, alunos e interessados no tema, a secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Esporte de Búzios, apresentou mais uma edição do Programa Educação Transparente, desta vez abordando o universo da Educação Inclusiva, CAAPE - Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando e Reforço Escolar.

Durante o evento foram premiados os alunos e professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5° e 9° anos da rede municipal de ensino, que obtiveram destaque. Os professores foram homenageados com placas de Honra ao Mérito, e os alunos receberam tablets como incentivo à dedicação.

Com o objetivo de proporcionar mudanças qualitativas no desenvolvimento global do aluno, para que tenha autonomia para continuar a vida escolar, o CAAPE de Búzios é referência no estado RJ por proporcionar um tipo de atendimento pioneiro, completo e de grande sucesso.

Uma equipe multidisciplinar formada por 13 profissionais de sete áreas diferentes se revezam no atendimento individualizado aos 80 alunos que participam do CAAPE. A equipe é formada por: três psicopedagogos, três psicólogos, três fonoaudiólogos, arteterapeuta, professor de informática, professor de apoio e assistente social, que realiza também visitas domiciliares para um trabalho completo junto à família, com apoio e parceria com a secretaria de Saúde.

Destaque do trabalho desenvolvido é a parceria estabelecida com os pais, que passam também a frequentar o espaço do CAAPE, trazendo suas dificuldades do convívio em família, trocando ideias, e recebendo orientação de profissionais.

- Não se pode trabalhar a criança esquecendo a família. A família é o elo de tudo. O CAAPE sempre trabalhou com alunos do primeiro seguimento. Agora estamos ampliando para a Educação Infantil, com creche e pré-escola em trabalho desenvolvido por uma psicopedagoga, uma psicóloga e uma fonoaudióloga, dentro da própria unidade escolar. Também queremos atingir o segundo seguimento e já iniciamos o processo de avaliação dos alunos para diagnóstico e triagem dos que necessitam da nossa ajuda – destaca a secretária de Educação, Deise Gonçalves.

Também a Educação Inclusiva, que auxilia alunos com deficiência, transtorno global do conhecimento ou mesmo superdotação, merece destaque com a introdução do professor de apoio, um profissional com perfil e formação adequada junto ao CEPED na área de Educação Especial, que passou por processo seletivo aplicado pela Prefeitura.

- Em 2013 não tínhamos nenhuma sala de recurso nas escolas para trabalharmos a Educação Especial. Hoje temos seis salas, onde disponibilizamos jogos e equipamentos educativos adequados ao estímulo dos alunos com deficiência, e nossa meta é estar presente com estas salas em todas as escolas – ressalta Deise.

O próximo encontro do projeto “Educação Transparente” já está marcado. Será no dia 25 de agosto, com o tema “Desenvolvimento e Incentivo de Práticas Científicas e Tecnológicas”.  A seguir, as demais datas dos encontros e seus respectivos temas:

. 29 de setembro: Incentivo à Leitura, Formação Continuada, e Centro de Idiomas

. 27 de outubro: Matrícula, Sistema Pró-Educação, RH, e Processo Seletivo

. 01 de dezembro: Encerramento com apresentação feita pela secretária Deise Gonçalves sobre os temas abordados.