Ministério da Educação destaca Búzios como município referência na área da Educação Integral
Por Ascom em 19/02/2015

Com início no próximo dia 24, o ano letivo de 2015 traz uma série de novidades que vão impulsionar o interesse do aluno, o acompanhamento dos pais e a direta integração entre os profissionais de todas as escolas da rede e secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia.

Destaque para o Ministério da Educação (MEC) como município referência na área da Educação Integral no estado RJ, Búzios amplia agora o oferecimento deste benefício alcançando todos os alunos da rede municipal de ensino. A partir deste ano, todos que desejarem participar das atividades complementares e diversas oficinas disponibilizadas no contra turno escolar, devem fazer a sua inscrição na própria escola onde estudam.

O estudante passa a ter acesso a uma variada gama de opções, que vão desde as tradicionais oficinas de esporte, dança, teatro, artes plásticas, até as mais diferenciadas e inovadoras, como a que oferece conhecimento sobre as formações rochosas, um estudo sobre a geologia local, também sobre o litoral e o meio ambiente das praias, sobre trilhas e parques ecológicos, fotografia, edição de vídeo, produção cultural, numa grande lista à disposição dos estudantes.

Búzios se destaca também por promover cursos de Educação Integral em parceria com universidades como UFF e UFRJ, e concessionárias como a Ampla e a Prolagos, imprimindo mais qualidade de conteúdo com a participação de pesquisadores e profissionais técnicos.

Ampliação da oferta de vagas

Ampliando a oferta de vagas para a Educação Integral, programas abertos à comunidade em geral, como a Oficina de Circo, a Escola de Música Villa-Lobos, e a Oficina de Canto e Coral, agora passam a oferecer também vagas específicas para estudantes da rede municipal.

Da mesma forma, as escolinhas de esportes (oferecidas pela subsecretaria de Esporte e que são abertas à comunidade) como Futebol, Futebol Feminino, Surf, Futevôlei e Treinamento Funcional, passam a reservar um quantitativo de vagas para alunos da Educação Integral.

Estudantes do Ensino Médio terão acesso a cursos do Pronatec, dentro do projeto de Educação Integral, no contra turno escolar. Modalidades como Aderecista, Artesão de Biojóias, Auxiliar de Cenotécnica, Editor de Projetos Visuais Gráficos, Maquinista de Cenário, Operador de Câmera, Operador de Aúdio, Iluminador Cênico, Projetista de Móveis, Sonoplasta etc, são oferecidas alcançando o número de 31 oficinas diferentes.

Moradores de Búzios interessados nesses temas, também poderão fazer a matrícula nos cursos do Pronatec. Dez por cento das vagas serão disponibilizadas para a comunidade em geral. Fique atento e participe!

Fotos: Oficina de Teatro no Cine Teatro Rasa e Escolinha de Futebol: exemplos das diversas opções para os estudantes na Educação Integral de Búzios