Alunos da rede municipal participam da restauração da escultura A Lavadeira e do Poço da Bomba
Por Ascom em 19/05/2015

Nesta segunda-feira, dia 18, o renomado artista Ivan Cruz, criador da escultura A Lavadeira, se reuniu com os alunos do Colégio Municipal Paulo Freire para dar início à restauração do patrimônio cultural. O monumento, que foi criado para homenagear a história do Poço da Bomba, estava sofrendo com as constantes ações de vândalos.

Para revitalizar a obra e o seu entorno, a Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, promoveu a restauração, visando à conscientização da importância do patrimônio histórico e turístico do município. “A inclusão dos alunos e da população, reforça o zelo que o cidadão deve ter com a cidade”, reforçou José Márcio Moreira dos Santos, secretário de Turismo.

Animada com a ação, a aluna do 2º ano, Ewellyn Moraes, foi a primeira a iniciar a limpeza junto ao artista. “Precisamos dar valor ao patrimônio e o que ele representa, não podemos achar normal estas pichações, temos que cuidar”, disse.

O artista Ivan Cruz aproveitou a ocasião e enfatizou, junto aos estudantes, todo o contexto do Poço da Bomba e da escultura, destacando a importância da preservação da obra. “A participação pública garante uma maior fiscalização no combate ao descaso de algumas pessoas”, falou.

Ian Cleiton dos Santos e Matheus Rodrigues, alunos do 2º ano, também participaram da primeira etapa da restauração. “Depois desta ação, vamos ficar mais atentos e ajudar a cuidar deste patrimônio, para que essas depredações não voltem mais a acontecer”, afirmou Ian.

Fotos: Marcelo Dutra