8ª Regata de Veleiros Clássicos deixa o mar de Búzios mais colorido
Por Ascom Búzios em 03/12/2013
O dia chuvoso não desanimou a 8ª Regata de Veleiros Clássicos - Etapa Búzios, que fechou com chave de ouro o calendário de encontros do esporte. O evento, que teve o patrocínio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer, e Turismo, aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Iate Clube Armação dos Búzios, reunindo 13 grandes veleiros e 8 barcos artesanais dos pescadores da região, chamados batera, além de centenas de admiradores do esporte. De acordo com os organizadores, cerca de 400 pessoas compareceram ao evento, por dia.

A competição, que há quase uma década faz parte do calendário da vela nacional (FEVERJ), é destinada aos veleiros com mais de trinta anos de fabricação e que, por isso, são considerados clássicos. Para os participantes, o evento se tornou uma das principais reuniões entre os praticantes e admiradores da cultura náutica no Brasil. De acordo com os organizadores, os veleiros participam de toda a programação no clima de total descontração, o que garante o sucesso da regata.

A premiação aconteceu no domingo, dia 1º, após a tradicional feijoada, que acontece sempre antes da entrega das medalhas. Na raia, o Lady Lou, de Torben Grael, e o Graejo, além das bateras Assanhada, Graciosa e Moleca, foram os principais destaques.

Abaixo a classificação geral:

CATEGORIA 1 [BRA/RGS]
1º: Lady Lou