Calendário oficial do IPTU 2015
Por Ascom Búzios em 08/01/2015

O calendário oficial para o pagamento do IPTU de 2015do Município de Armação dos Búzios foi publicado. Todos os imóveis residenciais e comerciais, construídos ou não, devem pagar o imposto que é cobrado anualmente. O reajuste aplicado neste exercício de 2015 foi de 6,75%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

1ª Parcela – Vencimento em 27/02/2015

2ª Parcela – Vencimento em 10/04/2015

3ª Parcela – Vencimento em 10/06/2015

4ª Parcela – Vencimento em 10/08/2015

5ª Parcela – Vencimento em 10/10/2015

6ª Parcela – Vencimento em 10/12/2015

O IPTU deste ano podera ser parcelado em até 6 prestações. Os pagamentos em cota unica terão um desconto de 10%,estipuladona reforma do Código Tributário, votada pela Câmara Municipal. A primeira parcela ou a cota unica devem ser quitadas ate o dia 27 de fevereiro, nos seguintes órgãos conveniados: Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco do Brasil,Bradesco, Santander e Itaú. O prazo para reclamação e impugnação do lançamento do IPTU será até o dia 26 de março, caso contrário as revisões serão efetuadas para o próximo exercício.

A fim de garantir eficiência e maior comodidade ao contribuinte, a partir do dia 12 de janeiro, os boletos do IPTU podem ser gerados e impressos diretamente através do site buzios.rj.gov.br, clicando na opção IPTU do menu de Serviços. Além do site, os boletos também poderão ser obtidos no balcão de atendimento da Prefeitura, no seguinte endereço: Estrada da Usina, n°. 600 -Centro. Nos dois casos, deverá  ser apresentado o numero de inscrição territorial do imóvel (14 dígitos que constam nos documentos de IPTU dos anos anteriores). As pessoas que comparecerem ao posto de atendimento poderão aproveitar a ocasião para atualizar todos os dados cadastrais de suas inscrições.  Durante a primeira semana de fevereiro, o carnê do IPTU 2015 também será entregue pelos Correios nas localidades atendidas por este serviço em Búzios ou nos demais municípios, conforme os endereços fornecidos pelos proprietários dos imóveis.

O Secretário de Fazenda, Renato de Jesus, explica que “a arrecadação do IPTU é investida em infra-estrutura, educação e saúde”. Informa que o não pagamento do imposto prejudica diretamente a cidade e alerta ainda sobre os riscos da inadimplência. “O pagamento fora dos prazos estipulados implicará na cobrança de multa, juros e demais encargos legais, que começam a correr já no primeiro dia de atraso”, esclarece o Secretário.  O não pagamento do IPTU implica em protesto no Cartório de Notas impedindo a obtenção de crédito e financiamentos, além de execução judicial.

O IPTU é uma forma de investimento em melhorias para a cidade e bem-estar para a população.As pessoas que precisam regularizar os débitos de anos anteriores, devem se dirigir ao balcão de atendimento da Prefeitura ou a Secretaria de Fazenda, o mais rápido possível, para evitar problemas neste ano.