Búzios é o primeiro lugar no Estado no Programa de Suplementação de Vitamina A
Por Ascom em 03/03/2015

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.

O programa do Ministério da Saúde consiste na suplementação oral de megadoses de vitamina A, em todas as crianças, já que a ausência da vitamina é considerada uma das maiores deficiências nutricionais do país. A suplementação de vitamina A pode evitar problemas respiratórios, diarreia, desnutrição e a cegueira.

Evidências acerca do impacto da suplementação da vitamina A em crianças, mostram uma redução do risco global de morte em 24%; mortalidade por diarreia em 28%; crianças com HIV positivo em 45%.

Sendo assim, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a suplementação de vitamina A para crianças de 6 a 11 meses e de 12 a 59 meses de vida, a fim de prevenir a carência desse suplemento. Lembrando que, as megadoses são reforçadas a cada seis meses, até a criança completar os 59 meses de vida (4 anos e 11 meses).

Em Búzios, desde fevereiro de 2014 que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, disponibiliza esta suplementação em todos os PSFs (Postos de Saúde da Família) e na Policlínica Municipal. Sendo assim, com um trabalho intenso de toda a equipe envolvida, o município de Búzios conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em doses distribuídas.

De acordo Camila Gomes Ferreira, Nutricionista e Coordenadora do Núcleo de Programas de Saúde, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Búzios era de 264 megadoses para crianças de 6 a 11 meses e com menos de um ano do projeto, a cidade já tinha vacinado 70,08%. Para as crianças de 12 a 59 meses de vida, já foi aplicada a vitamina A em 100,63% das crianças previstas.

“Agora a cidade de Búzios está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro. Nosso trabalho está longe do fim, o que nós quanto Prefeitura fizemos até agora, já fez uma enorme diferença na vida de centenas de crianças. Vamos, como sempre, arregaçar as mangas e prosseguir nessa jornada de dedicação”, afirma Camila Gomes.

Para as crianças receberem a Vitamina A, é só ir até o PSF mais próximo de sua casa ou na Policlínica Municipal com a Caderneta de Vacinação - onde já existe um espaço de registro da data em que as doses foram administradas e do retorno da criança - de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.