Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios recebe bicicletas elétricas para combate a dengue
RSS
Por Ascom Búzios em 04/04/2014
A Prefeitura de Búzios recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 2, seis bicicletas elétricas, doadas pela concessionária Ampla, para utilização do serviço intensivo de combate a dengue no município.  A solenidade de entrega foi realizada no pátio localizado em frente à Secretaria de Saúde, com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo secretários e coordenadores, além do Prefeito Dr. André Granado e do representante da concessionária, Orestes Castañeda.

Movidas a uma pequena bateria recarregável de lítio que garante uma autonomia de 36 km de utilização, as bicicletas garantirão mobilidade à equipe de Guardas de Endemia, que se revezarão em turnos, além de poderem realizar seu trabalho de maneira sustentável (com redução da emissão de gás CO2), em atividades de prevenção à doença, tais como visitas domiciliares diárias para aplicação de biolarvicidas e controle periódico das localidades onde há focos da dengue. Com tecnologia de última geração e integrantes do projeto “Cidade Inteligente” em Búzios, as bicicletas elétricas se caracterizam por não serem poluentes e não emitirem ruído.

Em setembro do ano passado, também em parceria com a Ampla, a Prefeitura começou a utilizar as primeiras dez bicicletas pela Guarda Municipal, como reforço especial para melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança em pontos turísticos e ruas da cidade. Atuando em duplas, os agentes passaram a percorrer trilhas e orlas onde não é possível transitar com motos e viaturas.  Alternando pedaladas com uso da bateria, cada guarda consegue utilizar a bicicleta em um turno inteiro, sem precisar recarregá-la. 

“A população tem acompanhado o quanto temos nos empenhado para atender ao que propomos na campanha. Em 2006, quando assumimos a Secretaria de Saúde, tudo era muito primitivo. Naquele momento, tivemos que implantar o hospital, postos de saúde. Hoje, a Vigilância Sanitária é também uma das prioridades e receber estas bicicletas para o combate à dengue nos deixa muito felizes. A doação destes equipamentos é o resultado de um trabalho de um ano e quatro meses, que não foi de um dia para o outro. Pelo descaso do passado, a Ampla tinha perdido a confiança no Executivo e tivemos que refazer contratos e resgatar a credibilidade”, desabafou o Prefeito.

O representante da concessionária e responsável pelo projeto “Cidade Inteligente”, Orestes Castañeda destacou a disponibilidade do Prefeito André Granado em participar dos projetos sustentáveis e pioneiros da Ampla, em prol da população buziana:

“Para nós, da empresa, é muito gratificante agregar ao espírito colaborativo e de total entrega do prefeito às atividades em prol da população de Búzios. Já tínhamos realizado a entrega dos equipamentos para a segurança e agora estamos entregando as bicicletas que reforçarão o combate à dengue. Também gostaria de anunciar que, em breve, estamos finalizando o projeto de implantação da rede elétrica da cidade, que será um sistema inteligente e automático de controle da energia, evitando panes elétricas e sobrecarga do sistema do abastecimento do município”, disse ele.

Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil