XTerra Brazil Tour 2013 consagra Búzios como destino de esporte de aventura
Por Ascom Búzios em 19/09/2013
No último final de semana, dias 14 e 15, a cidade de Búzios se transformou em local de encontro de centenas de atletas amadores e profissionais que consagraram o balneário como roteiro ideal para a prática de esportes de aventura. Considerado o maior festival de esporte outdoor do mundo, o Circuito XTerra Brazil Tour 2013 foi realizado no sábado, dia 14, pela primeira vez, em Búzios, reunindo mais de mil competidores de várias partes do mundo. Já no domingo, dia 15, a cidade vivenciou a Meia Maratona Búzios, evento esportivo que levou mais de 200 atletas a percorrerem um caminho de 21km repleto de belezas e obstáculos naturais.

O calor e a temperatura alta do final de semana não desanimaram os competidores que procuraram se superar no XTerra: no Triathlon foram 1km de natação, 25km de ciclismo e 8km de trail run, passando por um itinerário que incluiu trilhas arenosas, morros, praias e ruas. Na tradicional corrida noturna, o XTerra Night Run, os atletas percorreram 7 km de prova, tendo a Rua das Pedras como largada.

A competição recebeu a inscrição de quase mil atletas do mundo inteiro, sendo 600 competidores no Night Run e 350 no Triathlon. Para a estreia especial do Circuito XTerra em Búzios, o triahlon contou com a participação da elite do esporte: Luzia Bello, campeã do XTerra Costa Verde 2013, e Rodrigo Altafini, segundo colocado na mesma etapa. Em 2013, o Circuito XTerra já passou por Natal, Teresópolis, Ilhabela, Poços de Caldas e Costa Verde. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a etapa em Búzios veio com uma novidade: caracterizou uma etapa coringa para quem perdeu algum CAMP, Tour ou a etapa mundial poder voltar ao ranking com essa etapa. Além do desafio esportivo, o evento gerou oportunidades de trabalho empregando mais de 60 moradores na competição.

Na categoria masculina, Rodrigo Altafini foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, enquanto Luzia Bello foi a mulher que subiu mais alto no pódio. A atleta disse ter ficado surpresa e encantada com todas as diferenças da etapa.

“A largada no píer foi emocionante. A paisagem de Búzios é paradisíaca. Foi uma prova inesquecível e tivemos que vencer o calor carioca para chegar ao final”, exclamou ela que, nos últimos dias, tem deixado muito elogios ao município por meio de sua página em uma rede social. A campeã destacou, ainda, o nível de dificuldade do trecho de mountain bike do XTerra Búzios.

“A trilha era uma mistura de terra, cascalho, mata e paralelepípedos. Além disso, foi um percurso muito técnico, cheio de descidas e subidas”, afirmou ela.

Em preparação para o XTerra Tiradentes, que ocorre no dia 28 de setembro em Minas Gerais, Altafini concordou com a singularidade da prova e as belezas naturais do balneário. “Búzios é uma cidade linda demais, é um percurso que vai ficar pra sempre. Tudo contribuiu para que a competição se tornasse ímpar: o dia lindo, percurso bem variado, tudo que a gente espera de um XTerra”, contou o vencedor.

Morador de Búzios há 25 anos e estreante no Circuito, o professor de Biologia e surfista, Gustavo Zampier, comemorou a 69ª colocação geral. Corredor amador e campeão brasileiro de Triatlhon na década de 80, Gustavo disse que a competição trouxe motivação e amor ao esporte para a população de Búzios:

“O Prefeito está de parabéns por trazer eventos assim e incentivar nossos atletas a participar de tantas competições. Esporte é sinal de saúde, de desafio e de motivação. Quando é praticado em contato com a natureza, tira a pessoa de caminhos como drogas e cura até doenças. Depois de participar do XTerra, senti-me mais estimulado a vivenciar o esporte como estilo de vida e passar esta motivação para meus alunos”, falou ele.

Já no domingo, dia 15, centenas de competidores abrilhantaram a Meia Maratona de Búzios, que contou com provas individuais de 21km, 10km e 5 km e de revezamento em dupla (2 x 10,5km) e quadra (4 x 5,25km). Na primeira edição, o evento recebeu 210 inscrições, sendo 60 de atletas buzianos. A premiação inclui troféus e medalhas.

As largadas foram simultâneas para as três provas, nas categorias masculina, feminina e mista. Assim como no Circuito XTerra,  os participantes percorrerão um cenário de belezas e obstáculos naturais que incluem ruas, morros, praias, gramas e trilhas de terrenos arenoso, aguado, barro, pedras, rochas, paralelepípedo e asfalto. Durante todo o percurso, oito pontos de hidratação foram dispostos, com a saída acontecendo na Marina Porto Búzios. O percurso englobou diversos pontos turísticos e praias da cidade: Praia de Manguinhos, da Tartaruga, Praia do Canto, da Ferradura, João Fernandes, Praia dos Ossos, Igreja de Sant’Anna e Rua das Pedras. “Estamos muito felizes com a procura pelo evento, a qual superou nossas expectativas. Que nos próximos anos possamos proporcionar novidades”, disse o organizador do evento, Gerhard Garz

Confira o resultado do XTerra Búzios 2013:

Masculino
•  1º Rodrigo Hanri Altafini – 1h53min19